sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os 6 melhores Apps para armazenamento na Núvem.

Hoje, vários serviços oferecem armazenamento na núvem, de forma gratuita, para qualquer usuário com uma conta de email. Cada um pode ter seu diferencial, mas o serviço é basicamente o mesmo. Você envia seus arquivos para o serviço na núvem, e depois acessa-o de qualquer computador ou celular conectado à internet. Todos também possuem a função de compartilhamento. Ou seja, você pode dar acesso a outras pessoas para visualizarem ou até editarem seus arquivos na núvem.



Abaixo, segue a lista dos 5 melhores Apps/Serviço de armazenamento na núvem, na minha opinião.


SkyDrive
Serviço grátis da Microsoft, para todo mundo que possui uma conta na live, hotmail, outlook, etc. 7 GB grátis para novos usuários e 25 GB para usuários antigos!

Dropbox
Um dos mais famosos. Com a parceria da Samsung, quem comprou um S3, ganha 50 GB por 2 anos. Oferece 2 GB inicialmente para qualquer usuário, que pode chegar até 16 GB com a indicação de amigos e outras tarefas.

Google Drive
Demorou a entrar no mercado. E oferece 5 GB grátis. Tem a vantagem de possuir um editor de documentos, planílhas, apresentações e formulários. Muito versátil. Se você enviar um ZIP para lá, poderá acessar um arquivo dentro do ZIP, sem precisar baixar o ZIP todo.

Box.
Uma das pioneiras em armazenamento na núvem. Também oferece 5 GB iniciais. Tem parcerias com vários aplicativos. Exemplo, o Titanium Backup copia seus backups para a Box.

SugarSync
Também é bem conceituada. Oferece 5 GB grátis.


Minus 
Com uma interface bem simplificada, o minus oferece serviço especializado em fotos e videos. Mas também recebe outros tipos de arquivos. Oferece 5 GB grátis. O diferencial é que oferece links já formatados para os fóruns (BBCode) e HTML para fácil compartilhamento.
Fiz um post (com video) mostrando como enviar uma imagem diretamente do seu aparelho, para o Minus, e depois para o fórum. É muito simples. Para assistir, siga este link.

Instalando-se apenas os 6 mais famosos, são quase 25 GB de espaço, suficiente para a maioria dos usuários. E se precisar de mais espaço, tem outros (lista abaixo), mas caso esteja disposto a pagar, todos estes serviços oferecem planos extras de armazenamento.

Sem dúvida, hoje é mais importante ter um acesso decente e de qualidade, do que espaço de armazenamento. Infelizmente, no Brasil, nossas redes 3G deixam muito à desejar. Quem sabe com o 4G, não melhora um pouco, né?

Fiquei com vontade de incluir o recém lançado MEGA, que oferece 50 GB para todo mundo, mas ainda não possui um App oficial para o Android. Abaixo, a lista de outros serviços que possuem também App no Android.

4Shared (15 GB) - http://www.4shared.com/
MegaCloud (8 GB) - http://megacloud.com/
Ubuntu One (5 GB) - http://one.ubuntu.com/
Wuala (5 GB) - http://www.wuala.com
SpideOak (2 GB) - https://spideroak.com

Vocês usam algum outro serviço que eu não citei?

5 comentários:

  1. Ótima lista com os matadores para armazenar na nuvem com qualidade. Parabéns :-D

    Somente uma observação, tenho a operadora VIVO e uso o serviço de internet chamado 3G Plus, minha conexão é ótima, tenho picos de 6MB e normalmente em stream fico em 4MB. Isso aqui em Brasília - DF.
    Eu realmente não tenho o que reclamar, e recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Michael.
    Sim, a VIVO é a melhor do Brasil, sem dúvida alguma. A CLARO vem em segundo, e acho que a OI em terceiro. E a TIM em último, em matéria de internet.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog Fera,

    Só tenho um comentário a fazer, aqui em São Paulo a OI não fica na frente da TIM nem em sonho, pois a OI aqui é muito, mas muito pior que a TIM tanto em ligações quanto em Internet.

    Abraço,

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber! Eu já estou na TIM a 2 anos, e meu humor em relação a TIM varia entre satisfação (principalmente com o custo) e raiva (quando preciso do 3G e não funciona). Mas eu também nunca gostei da OI... e se Deus quiser, nunca mais vou ter contrato com a OI denovo!

      Excluir
  4. É muito bom estarmos actualizados sobre armazenamento em nuvem gratuito, porque além desses serviços acima mencionados (Dropbox, OneDrive etc) parece que a cada dia nascem novos sites oferecendo cloud gratuito para armazenar arquivos. 😎

    ResponderExcluir